Coordenador : Leonardo Costa de Paula
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 390203.2201.371803.24022023
Departamento/Setor: VDI
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Por ser um projeto de grande complexidade há alguns nortes sobre o público alvo. Na produção do conteúdo do Podcast pode ser criado um espaço para convidar professores e alunos de diversas instituições, além dos alunos, monitores e professores do próprio curso de Direito de Volta Redonda para abordar conteúdos de interesse da população. Em relação aos destinatários finais do conteúdo, além dos profissionais da área do Direito teremos impacto diretamente na população que poderá descobrir como ter acesso a diversos dos seus direitos que, na maioria das vezes, sequer conhece.
Local de atuação: R. Des. Ellis Hermydio Figueira, 783 - Aterrado, Volta Redonda - RJ, 27213-145
Objetivo
O objetivo central que talvez possa ser expressado de forma mais fácil ao dizer: uma Faculdade de Direito como a de Volta Redonda precisa estar no mapa. Mas, em se tratando de discussão de Direito 4.0, acessibilidade digital e até mesmo de contato com a sociedade civil ou comunidade acadêmica é necessário que se realize a presente extensão para colocar a Faculdade no mapa digital, por assim dizer. Mas, além disso, poder levar à população uma extensão direta da sua faculdade direto no seu telefone celular ou computador. E como se é possível fazer isso? Para a Sociedade Civil é necessário que dê acesso ao conteúdo produzido dentro de instituições de ensino superior que possam diretamente impactar o exercício da sua cidadania. Ao passo que para a comunidade acadêmica um modo digital de inserir a faculdade no mapa é, sem dúvida, produzir conteúdo disponível na internet. Para além do título expresso: TRADUZINDO DIREITOS: a iniciação tecnológica para aproximar sociedade civil e o curso de Direito de Volta Redonda (VDI) da Universidade Federal Fluminense (UFF): criação do podcast para democratizar o acesso a informação este é um projeto inovador e multimídia de podcast com episódios sobre os Direitos e Garantias Fundamentais, com uma abordagem multidisciplinar e linguagem didática. O objetivo principal é democratizar o entendimento das leis e direitos básicos para os cidadãos que mais precisam desse conhecimento em suas realidades cotidianas, permeadas por desigualdades sociais e pela falta de muitos desses direitos, como à saúde, educação, saneamento básico e até moradia, por exemplo, que não existem em muitas comunidades carentes do estado do Rio de Janeiro. O projeto contará com episódios quinzenais, com convidados, entre professores, monitores e alunos, em cada subtema e será divulgado através de uma estratégia de marketing digital, por meio das mídias sociais como Instagram, LinkedIn e Whatsapp. Nesse viés, a disponibilização será feita após a edição em plataformas profissionais, com o uso de mídias sociais de áudio e vídeo, como o YouTube, o Spotify e o Deezer. O primeiro destaque se dá em relação à inovação e a ferramenta de realização da Extensão da Universidade: O Podcast. Com a aprovação da presente bolsa os objetivos que se pretende com esta proposta serão: 1)Preparar um sítio de apresentação do Podcast; 2)Aprender a edição nos programas próprios para melhoria de áudio e vídeo; 3)Preparação de pauta com consulta da população; 4)Desenvolvimento de identidade visual para o podcast; 5)Criação e desenvolvimento de marketing digital para gerar impacto nas mídias sociais; 6)Interação da faculdade com a sociedade por meio de divulgação e compartilhamento de acesso a informação de qualidade com o presente projeto que se adequa à um projeto de extensão.
Resumo
O projeto engloba desenvolvimento básico entre os três pilares fundamentais da Universidade Federal Fluminense, abrange tanto o pilar da extensão quanto os pilares da pesquisa e ensino. O objetivo deste podcast tem o objetivo de produzir informação para que a população compreenda seus Direitos e possa vir a exercer com maior qualidade a cidadania. O projeto de extensão da Faculdade de Direito de Volta Redonda, que funciona no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFF cria seu podcast Traduzindo Direitos que levará conhecimento à população em geral – com foco para a população da região Sul Fluminense – a iniciação tecnológica digital que beneficiará tanto estudantes, monitores, pesquisadores e professores com o exercício de levar informação de qualidade à população para compreender a extensão da sua dignidade o que permite fortalecer o elo entre a instituição de ensino superior e a sua comunidade.